Padrões De Projeto

Padrões Gangue dos Quatro(GoF)

Padrões Remotos

BROKER

O padrão Broker é na verdade um padrão composto, formado por vários outros padrões como INVOKER, REQUESTOR, etc.
Permite o acesso a objetos remotos como se fossem locais. Escondendo os detalhes de comunicação em rede(criação de conexões, envios de mensagens, etc). Com isso permite que os usuários foquem no desenvolvimento de suas aplicações e não percam tempo com detalhes de comunicação.
Em outras palavras, o BROKER separa as funcionalidades de comunicação em sistemas distribuídos das funcionalidades da aplicação, mediando e escondendo todas as comunicações entre os objetos ou componentes de um sistema. O BROKER consiste de:

  • um REQUESTOR no lado cliente para construir e enviar invocações
  • um INVOKER no lado servidor responsável por chamar as operações do alvo remoto
  • um MARSHALLER em cada lado transforma os pedidos e respostas em dados nativos do sistema.
  • um CLIENT PROXY que representa o objeto remoto no lado cliente. Ele possui a mesma interface que o objeto remoto. Com isso ele é o responsável por passar as chamas realizadas pelo cliente para o REQUESTOR. Esta relacionado com outro padrão o INTERFACE DESCRIPTION.
  • o padrão LOOKUP permite os clientes descobrirem objetos remotos.
  • CLIENT RESQUEST HANDLER e o SERVER REQUEST HANDLER são responsáveis pelo envio e recebimento eficiente, enviando e recebendo mensagens do REQUESTOR e do INVOKER.
  • REMOTING ERRORS são usados para sinalizar quando um erro ocorreu durante as comunicações.

Outro Participantes estão presentes quando falamos do padrão composto BROKER, são eles os Objetos Remotos e o Servidor da Aplicação.

Objetos Remotos

Objetos remotos tem uma interface bem definida para ser acessada. Possuem um OBJECT ID local único assim como um ABSOLUTE OBJECT REFERENCE, que o identifica através da rede.

Servidor de Aplicações

O servidor de aplicações é responsável pelas seguintes tarefas:

  • Criar e configurar os componentes do middleware
  • Instanciar os objetos remotos
  • Destruir os objetos não utilizados

Padrões Remotos Básicos

REQUESTOR

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.